THE MUBARACK WAY – 24/03/2014
condições controladas

Sinopse

BURROS não operam em condições controladas. Nem sabem nem nunca pensaram sobre isto. Nunca terão uma boa empresa. Operação ESTÁVEL E SEGURA precisa de condições controladas, estabelecidas por padrões, plano de ação, metas, indicadores e acompanhamento diário e semanal. Precisa de esforço gerencial contínuo para corrigir os desvios. Não entendeu? Leia o texto ou esqueça do assunto. Você provavelmente nunca vai entender mesmo.

  1. Padrão
  2. Treinamento
  3. Perfil
  4. Reciclagem – Missa diária
  5. Indicadores de desempenho
  6. Itens de controle
  7. Milestones
  8. Planos de ação extremamente detalhados
  9. Orçamento extremamente detalhado
  10. Reuniões diárias e semanais de CHECK. 

A maior parte das empresas têm rotina muito confusa. Leia, você gestor ou empresário, o DECÁLOGO acima. Leve a sério, por favor. Se você despreza ciência na gestão, delete este arquivo e meu e-mail. Esqueça-me. Você não gosta do que escrevo e eu desprezo gente como você. Seremos inimigos por quê? Apenas vamos ignorar um ao outro.

Se você, gestor ou empresário, aprecia a ciência da gestão, continue. Entenda que você terá OPERAÇÃO ESTÁVEL E SEGURA apenas em CONDIÇÕES CONTROLADAS de operação. E CONDIÇÕES CONTROLADAS de operação necessitam do DECÁLOGO acima.

Padrões ESCRITOS.

TREINAMENTO continuado. Com plano e cronograma documentados.

Perfil de quem você emprega claramente definido. Desenvolva pessoas, contrate por baixo, treine e promova ou demita. Nunca traga gerentes ou diretores de fora da sua empresa. Este veneno é atraente, mas vai matar você.

Reze diariamente a MISSA. Lembre diariamente a todos da importância da segurança, do cumprimento dos padrões, da ética da sua empresa, do valor do cliente e como tudo isto está relacionado com a família dos seus subordinados. Se você não fizer conexão entre EMPREGO e FAMÍLIA, você está perdido.

Defina indicadores de desempenho com METAS. Todos, até a faxineira, devem ter uma meta. Defina itens de controle para acompanhar o cumprimento da meta. Defina planos de ação para atingir as metas. Estes planos precisam ser detalhados por dia ou por semana, NUNCA POR MÊS. Estabeleça marcos para seguir a evolução dos planos de ação (MILESTONES).

Acompanhe planos de ação e a rotina semanalmente, com reuniões religiosamente executadas. NUNCA CANCELE OU ADIE UMA REUNIÃO. E acompanhe rigorosamente o orçamento das despesas e da receita.

Para qualquer desvio, elabore, execute e acompanhe com um plano de ação.

Tudo por escrito, por favor. Afinal de contas, sua empresa é formada por seres alfabetizados e não por ignorantes, que pretendem “guardar tudo na memória”.

Faça isto. Do contrário, você é burro! 

 

Paulo Ricardo Mubarack  

Baixe o artigo em PDF